Tire o peso das costas

Com a volta às aulas, pais precisam ficar atentos à carga da mochila dos filhos, que não deve ultrapassar 10% do peso da criança

(Marília Medrado)

A volta às aulas é marcada pelo vaivém de estudantes nas ruas, que até o fim do ano carregarão cadernos, livros, apostilas e pastas diariamente nas costas. Muitos também levam eletrônicos e brinquedos, o que só aumenta a carga diária. Sobre os ombros, a companheira inseparável durante o ano letivo: a mochila. Mas especialistas alertam que o excesso de peso do indispensável acessório pode prejudicar a saúde de jovens e crianças, causando dores, desconforto e até problemas na coluna. A orientação é que as mochilas não devem pesar mais do que 10% da massa corporal dos estudantes. Isto é, um aluno que pesa 40 quilos deve carregar no máximo uma mochila de 4 quilos (veja regras de como carregá-la no quadro abaixo).

Dor muscular e ferimentos, além de alterações na postura, fadiga e irritabilidade são os problemas mais comuns causados pelo uso inadequado das mochilas, segundo o ortopedista Sérgio Xavier, do Hospital do Coração, em São Paulo. "Crianças podem sofrer danos na coluna vertebral ao carregar uma mochila muito pesada. O peso pode afetar as articulações, influindo no desenvolvimento dos pequenos", diz.

Bolsas transversais ou aquelas levadas em um ombro só também podem causar problemas. "Elas não distribuem o peso pelo corpo e podem causar dor na região do ombro, do pescoço e na lombar", afirma o ortopedista Miguel Akkari, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Fonte: http://www.folhauniversal.com.br/seucorpo/noticias/tire-o-peso-das-costas-10182.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário