5 - Como faço para evitar os maus pensamentos?
Bispo Renato Cardoso responde: A Bíblia manda cultivarmos bons pensamentos (ver Filipenses 4.8), e que mantenhamos todo pensamento cativo à obediência de Cristo. É claro que é impossível evitar que pensamentos ruins venham a nossa cabeça (é impossível evitar que os passarinhos voem sobre a nossa cabeça, contudo é possível evitar que eles façam ninhos).
Dentro de nós existe uma natureza espiritual e outra pecaminosa, a qual está sempre tentando ressuscitar. Seja você quem for, sempre terá a visita de maus pensamentos. É importante, porém, frisar que o simples fato de tal pensamento vir à mente não quer dizer que você tenha pecado. Você peca se der vazão a esse pensamento, como disse o Senhor Jesus:
“Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela.” (Mateus 5.28)
Portanto, enquanto que é impossível impedir que os maus pensamentos venham, é totalmente possível repreendê-los e rejeitá-los, repondo-os com pensamentos bons. Isso não é fácil realmente. Você tem que querer. E se por acaso você, após tentar com todas as suas forças, não conseguir vencê-los, então é porque você ainda não nasceu de Deus.Ou seja, a sua carne ainda está viva e vencendo o seu espírito.
É preciso que você passe por um batismo nas águas para enterrar a sua vontade própria e nascer uma nova criatura. No batismo, a sua carne (vontade própria) é vencida e sepultada. Por isso, “… O pecado não terá domínio sobre vós.” (Romanos 6.14)
Por outro lado, você não faz nenhum favor a si mesmo quando deixa os seus olhos se alimentarem com as imagens de televisão, dos filmes, revistas, etc, que geralmente só incentivam os pensamentos ruins. Você pode até fazer um teste, se quiser. Experimente por uma semana ler só a Bíblia, e na outra ler só jornais, revistas e assistir televisão. Observe o resultado.
Fonte: Livro "O perfil do jovem de Deus", do Bispo Renato Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário